Espetáculos






As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles
(Teatro de Mamulengos)


Um espetáculo de teatro, de caráter inédito na região, que resgata um Patrimônio, valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Para a construção dos Mamulengos foi feita a pesquisa e utilização de diversos tipos de madeiras das mais variadas regiões brasileiras como: Umulungu, Ingá, Pinus, Cedro, Canela, entre outros, além do cenário que foi todo construído em Bambu.
Nesta história são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na Estância de Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, Cobra Grande, Diabo, muito suspense, humor e claro uma pitada de romance, que é pra arrancar aquele friozinho na barriga.

Classificação: Livre 
Duração: 50 minutos


* Prêmio Empreendedor Cultural AESUL 2012 * Prêmio Culturas Populares 2012  *Concurso Cultura 2014 







Histórias de Circo Sem Lona
(Circo - Teatro)


O espetáculo mostra as artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de conquistar o pão de cada dia. Um palhaço apresentador (Stripulia) faz a ponte entre plateia e artistas. O palhaço (Povaréu) representa as grandes orquestras circenses. E a palhaça (Fadiga)  interpreta as atrações, fazendo uma alusão aos vários artistas que se apresentam nos circos. O selvagem e destemido JJ Jonas, o misterioso mágico Catapuf, o sucessor da família Lee, Shinpatuyamazaki Lee e a chiquérrima vidente Madame Mônanmu. Os quadros são grandes números de ‘enganação’, mas que viram uma grande comunhão com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de cumplicidade que se estabelece.

Classificação: Livre
Duração: 45 minutos


* Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012









POESIA EM MOVIMENTO 
Uma Experiência Cenopoética
(Teatro de Rua - Cortejo Cenopoético) 
        


O espetáculo Poesia em Movimento foi concebido para ser apresentado em locais de difícil acesso, da poeira ao barro, do metal ao concreto, por seus becos, ruelas e passagens, indo até as pessoas que não tem a oportunidade de assistir um espetáculo. O cenário marginalizado da vila ou caótico das cidades compõe a extensão da estética do espetáculo. Livremente adaptado dos poemas de Bertolt Brecht e Ray Lima. O espetáculo trilha a linha da cenopoesia, espécie de linguagem híbrida que mistura teatro e poesia, surgida nos anos 80, nasce da necessidade que a própria arte contemporânea tem em dialogar e interagir com inteligência e respeito com o outro e com as mais diversas formas de linguagens. Num primeiro momento, cinco atores e seu boneco gigante andam pela rua anunciando a sua chegada com um cortejo alegre e musical. Determinado momento, de acordo com a necessidade poética e energética do público e da localidade, o cortejo para e ali é apresentado uma cena que transita entre a realidade e o extraordinário, causando uma sensação de surpresa e quebra de rotina aos transeuntes do local, assim, mexendo com a estagnação imposta pelo nosso cotidiano muitas vezes repetitivo e maçante. Ressignificar os espaços públicos e a vida por meio da arte é uma necessidade. Retirar, ainda que por um lapso de tempo, os cidadãos de sua correria, permitindo-lhes rirem, sonharem, se emocionarem, serem críticos e, fazerem com que a arte seja parte de suas vidas é a intenção do espetáculo Poesia em Movimento.

Classificação: Livre
Duração: 60 minutos

 
* Micro Projeto Mais Cultura Território de Paz 2011 * Programa de Incentivo a Cultura de Canoas 2012






JOÃO JILÓ
(Teatro Infantil)


Uma forma divertida de desenvolver a conscientização ambiental. O espetáculo aborda a temática utilizando uma linguagem diversificada: atores, bonecos de luva e vara e música ao vivo. João Jiló é um personagem que tem uma relação "politicamente incorreta" com a natureza. Certo dia resolve sair para caçar passarinhos, nesta busca incessante percorre um caminho de diversos obstáculos até que encontra um passarinho encantado  que vai ensinar-lhe uma lição. Através de gargalhadas e interatividade  os personagens comunicam - se com a platéia. Durante o espetáculo as crianças são incentivadas a expressar suas opiniões. No final da trama, o momento de reflexão: todos são convidados a construir um mundo sustentável.

Faixa Etária: 0 a 10 anos
Duração: 40 minutos

* Circuito SESC Teatro a Mil 2013/2014








OS AZUIS E OS AMARELOS
(Contação de Histórias Infantil)


A menina Sofia precisa decidir entre emprestar seu brinquedo à nova vizinha ou... Brincar sozinha. Sofia ao ter que se decidir, parece preferir não emprestar o brinquedo e é então que sua avó intervém, contando a bela história de dois reinos bem parecidos, porém um azul e o outro amarelo, que necessitam um do outro para sobreviver, mas por egoísmo e insegurança, não hesitam em declarar uma guerra, mas na dificuldade terão que aprender a contar um com a solidariedade do outro, pois correm o risco de desaparecer. Será que aprenderemos a lição junto com a Sofia?

Faixa Etária: 0 a 10 anos
Duração: 30 minutos